quinta-feira, 18 de agosto de 2011


COMO TRABALHAR EM REDE

Trabalho em Rede é pra que seja feito junto, sem deixar buracos. O bom do trabalho em rede, é que tendo união de todos os componentes alcançar os objetivos fica bem mais fácil, já que todos estarão focados nos mesmos objetivos.
Não dá pra pensar em deixar para o outro fazer. As vezes, por exemplo, logo pela manhã, dá uma preguicinha de acordar e correr pra Loja no Centro Público. Afinal, podemos pensar: ....demora tanto pra vender, as vezes nem tem movimento, e acabamos parados lá meio período do dia e assim a gente" leva com a barriga " , e deixa sempre pra alguém , que não seja a gente.

Muito bem....vamos pensando assim, os produtos vão ficando na loja, nas prateleiras, vão pegando poeira, porque não tem quem possa limpar, não tem quem possa organizar,mudar as posições e somente no domingo, corremos pra lá porque temos que enfrentar uma feira que é debaixo de um tal de viaduto, que deram o nome no projeto de Feira da Ponte e que também não vende nada e que a ideia, na realidade mesmo, é focarmos a feira de Setembro que será no calçadão. Porque lá vai vender. Porque lá vai ter público e assim, vamos levando.

Só que se pensarmos bem, temos que agir e muito rápido, cada um com a sua disponibilidade, porém, com amor, dedicação, porque afinal, os produtos são nossos ( do pessoal que compõem a Rede) e Rede é um ajuntamento, é um sistema de nós e elos que se interligam e que num trabalho em equipe, com certeza a Rede vai funcionar.

Por isso, povo querido, vamos nos juntar, de fato. Vamos nos doar pra o trabalho que é nosso. Que é do grupo. Vamos nos organizar pra divulgarmos, pra comercializarmos, pra entendermos a importância dessa junção de elos, que farão, com certeza toda engrenagem funcionar.

Sem pressão, sem apontar dedos, vamos simplesmente comandar a Rede com gestos solidários, afinal, estamos trabalhando com economia solidária.



Funcionamento da REDE


Uma rede é um sistema de nós e elos capaz de organizar pessoas e instituições, de forma igualitária e democrática, em torno de um objetivo comum. Eis os principais fundamentos de uma rede:
Autonomia: Cada integrante mantém sua independência em relação à rede e aos demais integrantes. Numa rede não há subordinação.
Valores e objetivos compartilhados: O que une os diferentes membros de uma rede é o conjunto de valores e objetivos que eles estabelecem como comuns.
Vontade: Ninguém é obrigado a entrar ou permanecer numa rede. O alicerce da rede é a vontade.
Conectividade: Uma rede é uma costura dinâmica de muitos pontos. Só quando estão ligados uns aos outros é que indivíduos e organizações mantêm uma rede.
Participação: A cooperação entre os integrantes de uma rede é o que a faz funcionar. Uma rede só existe quando em movimento. Sem participação, deixa de existir.
Multiliderança: Uma rede não possui hierarquia nem chefe. A liderança provém de muitas fontes. As decisões também são compartilhadas.
Informação: Numa rede, a informação circula livremente, emitida de pontos diversos e encaminhada de maneira não linear a uma infinidade de outros pontos, que também são emissores de informação.
Descentralização: Uma rede não tem centro. Ou melhor, cada ponto da rede é um centro em potencial.
Múltiplos níveis: Uma rede pode se desdobrar em múltiplos níveis ou segmentos autônomos, capazes de operar independentemente do restante da rede, de forma temporária ou permanente, conforme a demanda ou a circunstância. Sub-redes têm o mesmo "valor de rede" que a estrutura maior à qual se vinculam.
Dinamismo: Uma rede é uma estrutura plástica, dinâmica e em movimento, que ultrapassa fronteiras físicas ou geográficas. Uma rede é multifacetada. Cada retrato da rede, tirado em momentos diferentes, revelará uma face nova.
Tipos de redes
As Redes do Terceiro Setor podem ostentar uma multiplicidade de formas híbridas a partir de determinados tipos e se desdobrar em graus diferenciados de profundidade e/ou especialização. Inicialmente, identificamos três categorias de redes do Terceiro Setor na Internet:
Redes temáticas são aquelas que se organizam em torno de um tema, segmento ou área de
atuação das entidades (ou indivíduos) participantes. A temática abordada é o fundamento desse tipo de rede, seja ela genérica (ex.: meio ambiente, infância) ou específica (ex.: reciclagem, desnutrição infantil).Redes regionais
As redes regionais têm numa determinada região ou sub-região o ponto comum de aglutinação dos parceiros: um Estado, um conjunto de municípios, um bioma, uma cidade, um conjunto de bairros etc.
Redes organizacionais: São, em geral, aquelas vinculadas a uma entidade supra-institucional - isto é, que congrega instituições autônomas filiadas (federações, confederações, associações de entidades, fóruns, etc.) - ou a organizações muito complexas, compostas, por exemplo, de várias unidades autônomas e/ou dispersas pelo território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário