sábado, 10 de dezembro de 2011

4ª Feira de Economia Solidária de Osasco deve atrair 40 mil pessoas


A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), promove, entre os dias 8 e 11 de dezembro, no Calçadão da rua Antonio Agu, Centro, em frente ao Osasco Plaza Shopping, a 4ª Feira Regional de Economia Solidária.


No local são expostos e comercializados produtos e serviços de empreendimentos de vários setores ligados à Economia Solidária. Quem aproveita para fazer as compras de Natal no Calçadão pode encontrar diversos desses artigos. “Tem muitas cerâmicas, bonecas, roupas e bijuterias lindas. Vou aproveitar e comprar algumas coisas para minha família. O preço também está super em conta”, disse a aposentada Ana Lúcia Guimarães, de 71 anos, moradora do Jardim Baronesa, que parou alguns minutinhos na tarde de quinta-feira, 8 de dezembro, para apreciar a exposição.

Segundo a coordenadora do Programa “Osasco Solidária”, Magali Honório, a 4ª Feira Regional é uma ação prática, que “demonstra para a cidade o resultado da política pública de economia solidária. Os protagonistas são trabalhadores apoiados pela Incubadora Pública e Centro Público de Economia Solidária, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social”, reforça. Ela ainda explica que o programa já atendeu cerca de 15 mil pessoas, sendo que atualmente 700 se organizam em redes articuladas nos segmentos de artesanato, confecção e costura, alimentação, agricultura urbana e catadores de materiais recicláveis, que expõem seus trabalhos no Calçadão.

Magali destaca ainda outra importante atuação da secretaria na área da economia solidária. “Recentemente a cidade de Osasco foi contemplada no edital do programa ‘Brasil Sem Miséria’, do governo federal, com o projeto ‘A Economia Popular e Solidária como estratégia de superação de extrema pobreza na cidade de Osasco’ para estruturação de um Centro de Comércio Justo e Solidário na região central do município e outras ações de combate à miséria”, aponta.   

Para a artesã Roseli Alice da Silva, do empreendimento Solidário Tendarte (microempresa auto-gestionária), muitas pessoas ganham com a implementação da economia solidária.  “Hoje temos noção de marketing e de administração empresarial. Mostramos que há outra forma de economia. Outros trabalhadores poderiam aderir à economia solidária. Nossa atividade evita o stress, a depressão e nos faz sentirmos importantes na sociedade”, comenta, acreditando ser possível arrecadar até R$ 10 mil com a venda de produtos nos quatro dias de Feira.

A secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco, Dulce Helena Cazzuni, resume o objetivo do evento. “A Feira é um momento em que os trabalhadores capacitados e organizados em cooperativas e empreendimentos solidários, micro e pequenas empresas, mostram suas produções. Nesse momento, eles expõem seus produtos e podem comercializá-los, além de mostrar para a sociedade que esse é um novo modelo de economia para gerar ocupação e renda com qualidade e dignidade, assim como um trabalho justo. É um momento de oportunidade, de geração de renda para esses trabalhadores, que mostram o que fazem com muita qualidade e talento”, avalia. 

Ela também estabelece uma comparação entre as edições da Feira. “Ao fazermos uma comparação entre a 1ª e a 4ª, vemos a melhora da qualidade dos produtos, da tecnologia desenvolvida e também o quanto avançamos nesse tema da economia solidária. Osasco é uma cidade que avançou bastante e está adiantada nos marcos legais, assim como no desenvolvimento/aperfeiçoamento dos produtos e de demanda de mercado. É uma grande alegria para nós a consolidação de uma política pública como essa, que gera renda e ocupação para milhares de brasileiros”, ressalta.  

De acordo com Dulce, cerca de 40 mil pessoas devem visitar a 4ª Feira Regional de Economia Solidária. “Muitas pessoas das cidades vizinhas poderão ver pessoas que faziam parte do programa Bolsa Família e que antes eram trabalhadores precários. Entretanto, verão a transformação da geração de renda e de riquezas no nosso município. Não à toa, são ações que contribuem para a melhora da qualidade de vida e transformação do 10º PIB nacional e 3º do Estado de São Paulo”, disse fazendo referência aos dados do IBGE, sobre o PIB Nacional de 2008. “Hoje não temos apenas as grandes indústrias e os grandes prestadores de serviços em Osasco, mas também contamos com a força e expressão da economia solidária, que é extremamente importante para a geração de renda e riqueza na cidade”, finaliza. 

Departamento de Comunicação Social
Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520
Jornalista: Ricardo Datrino e Renato Ferreira
Fotografia: Ivan Cruz
Diretora: Emilia Cordeiro
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br
(matéria extraída do site da prefeitura de Osasco.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário