sexta-feira, 30 de setembro de 2011




Entidades Canadenses conhecem o Movimento de ECOSOL no Brasil



Prestem atenção ai na matéria....extrai do site do Fórum Brasileiro.É muito importante sabermos o que está acontecendo .Se faz necessário estarmos antenados, para que saibamos que não estamos só no movimento Solidário. Somos uma rede que não para....está o tempo todo em movimento. Precisamos nos sintonizar e estarmos assim também...o tempo todo em movimento....A Economia Solidária é algo que está acontecendo e nós sabemos que podemos ,sim, vivermos de modo sustentável, vivermos do nosso artesanato. Temos é que nos conscientizarmos disso e "bola pra frente". Somos um movimento que vem  crescendo. Fazemos parte de novos conceitos, novas atitudes. Somos uma rede que gira no mundo...Vamos que vamos!

29 de setembro de 2011
Fonte: IMS
O Instituto Marista de Solidariedade (IMS), entidade que compõe a Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), recepcionou representantes da organização não governamental canadense CECI – Centro de Estudos e de Cooperação Internacional, promovendo uma reunião onde foi possível estabelecer diálogo com o Fórum e organizações parceiras.
A reunião ocorreu na quarta-feira (28), na sede do IMS, em Brasília. Marilena Bioli, diretora para a América Latina e Michel Chaurette, representante do Projeto Uniterra do CECI, que desenvolve ações de fortalecimento do Comércio Justo, apresentaram a organização. Segundo os representantes, a primeira visita ao Brasil tem a intenção de conhecer melhor o Movimento de Economia Solidária nacional, em especial o FBES, além de conhecer redes econômicas solidárias e de comércio justo, com real interesse em contribuir para seu fortalecimento e, ainda, buscar novos parceiros que sejam voluntários, estagiários, formadores ou divulgadores de experiências para o projeto Uniterra.
Após a exibição do filme Cidade Solidária, produzido pelo IMS, as entidades se apresentaram e promoveram um debate, onde foram sugeridas formas para se avançar na parceria. As entidades convidadas trouxeram casos concretos de iniciativas e muitas ideias de ações para promover interação com outros países da América Latina, promover e fortalecer eventos nacionais com caráter internacional, além de criação de campanhas e atividades de formação e mobilização. O CECI, que tem atuado na promoção e apoio a projetos de turismo comunitário sustentável e a organizações para o acesso a mercados locais e internacionais de produtos de artesanato, apoia ainda o intercâmbio entre diferentes parceiros.
Além do IMS, estiveram na reunião representantes do Centro de Formação em Economia Solidária do Distrito Federal, Instituto Marista de Assistência Social, Associação Nacional de Cooperativismo de Crédito da Economia Familiar e Solidária (Ancosol), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal (FETA / DF), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Central do Cerrado, Cáritas Arquidiocesana de Brasília, Cáritas Brasileira, Movimento de Amparo ao Trabalhador Rural (MATR), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IBRADEC), Central Única dos Trabalhadores / Distrito Federal, Centro de Diversidade Cultural Espaço 35, Empreendimentos Econômicos Solidários Coopart, Empreendimentos Econômicos Solidários Solidart e Empreendimentos Econômicos Solidários Instituto Maria do Barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário