domingo, 11 de setembro de 2011


Diferenças entre Artesanato, Trabalhos Manuais e Arte popular

[pesquisa feita em sites diversos e blogs]

É bom que se saiba algumas diferenças nessas áreas. Percebe-se que muitas pessoas,que já nascem com habilidades, vão para as bancas de revistas e saem lendo tudo quanto é revista e mandam ver, em suas casas, fazendo as receitas daquilo que acham interessante, que gostam ou que acham que é de fácil comercialização.
Principalmente as mulheres, que querem ou precisam ajudar no orçamento do lar. Aproveitam um tempinho e se dedicam em treinar, assistir programas de televisão e conseguindo fazer, podem é claro, levar pra comercialização.
Entendo que então, esse tipo de feitio,seja Trabalhos manuais.

Artesanato , entendo, que é quando a pessoa se dedica a fazer a matéria prima para as suas criações. A matéria prima não vem pronta, como o tecido, a lã, o MDF, o EVA, ao contrário, as criações só se realizam, se fizer a matéria prima, se preparar o que vai utilizar pra fazer.

Arte Popular, as realizações artísticas, teatrais, musicais, de uma determinada região,de uma determinada comunidade, enfim...

.....e teremos aqui, diferenças conceituadas pelo SEBRAE e pela SUTACO.


[que possamos refletir, estudar, pesquisar e verificar o que somos, quem somos e o que queremos]



ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE TRABALHOS MANUAIS, ARTESANATO E ARTE POPULAR

FONTE: SEBRAE

Trabalhos manuais: Os trabalhos manuais exigem destreza e habilidade, porém utilizam moldes e padrões predefinidos, resultando em produtos de estética pouco elaborada. Não são resultantes de processo criativo efetivo. É muitas vezes, uma ocupação secundária que utiliza o tempo disponível das tarefas domésticas ou um passatempo.
Características:
Produção assistemática
Reprodução ou cópia
Ocupação secundária
Fruto da destreza
Artesanato: A partir do conceito proposto pelo Conselho Mundial doArtesanato, define-se como artesanato toda atividade produtiva que resulte em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais ou rudimentares, com habilidade, destreza, qualidade e criatividade.
Características:
Produção de pequenas séries com regularidade
Produtos semelhantes, porém diferenciados entre si
Fruto da necessidade
Arte popular: Conjunto de atividades poéticas, musicais, plásticas e expressivas que configuram o modo de ser e de viver do povo de um lugar.
Características:
Produção de peças
Arquétipo
Compromisso consigo mesmo
Fruto da criação individual.



[esse vídeo é simplesmente lindo....vale a pena assistir e se inspirar.....como é fantástico o dom da criatividade...totalmente artesanal.....]





DICAS
O QUE É ARTESANATO
Fonte: www.sutaco.com.br
Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da diferença entre artesanato e trabalho manual. Com base na Legislação Federal, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e outras fontes, essas atividades são assim conceituadas:
Artesanato É o produto resultante do trabalho predominantemente manual (onde 80% ou mais do total das etapas de produção é fruto da transformação da matéria-prima pelo próprio artesão) que reflete a criatividade e a habilidade do produtor, possui características culturais e pode ser identificado como peça única.
No processo de produção, o artesão pode fazer uso de instrumentos manuais ou máquinas simples que não dispensem a criatividade e/ou habilidade pessoal na elaboração do produto. O artesão deve participar, diretamente, de todas ou quase todas as etapas da elaboração do produto.
Com relação às condições de trabalho, a atividade artesanal deve desenvolver-se em ambiente doméstico, pequenas oficinas, postos de trabalho ou centros associados de produção. Oficina é o estabelecimento que empregar, no máximo, 5 (cinco) operários e, caso utilize força motriz, não dispuser de potência superior a cinco quilowatts.
Trabalho Manual 
É o produto resultante de atividade exclusivamente manual ou apoiada em instrumento ou máquinas simplificadas. Esse trabalho não tem obrigatoriamente características culturais específicas e não atinge a qualificação de peça única, exclusiva.
Sendo cópia ou não, o trabalho manual se caracteriza pela produção limitada, não podendo ser produzido em série.
A unidade de produção deve ser o domicílio do produtor ou outro local de convivência, sem o auxílio de terceiros assalariados.
Resumindo:
Artesanato
Trabalho Manual
Trabalho predominantemente manual (80% ou mais) que pode ser feito com o auxílio de instrumentos manuais ou máquinas simples
Atividade exclusivamente manual ou apoiada em instrumento ou máquinas simplificadas
Apresenta a criatividade do produtor
Cópia ou não, tem quantidade de produção limitada
Pode ser identificado como peça única
Não atinge a qualificação de peça única/exclusiva
Pode possuir características culturais (artesanato típico)
Não tem obrigatoriamente características culturais específicas

Artesão
Trabalhador Manual
Sua obra possui maior índice de trabalho manual (de 80% a 100%)
Em cada uma de suas obras deve haver de 60% a 100% de trabalho manual
Utiliza ferramentas como complemento para as atividades manuais
O uso de ferramenta ou máquina é preponderante em seu trabalho
Conhece todas as etapas da produção: do preparo da matéria-prima ao acabamento final
Não participa de todas as etapas de produção, não prepara a matéria-prima
Em cada uma de suas peças há criatividade e destreza, não há rotina ou automação na confecção, cada obra tem seus “problemas” específicos, seja no manuseio da matéria-prima, seja em etapas da produção, o que torna impossível que o trabalho artesanal se realize através de uma simples “receita de bolo”.
Em suas peças há menor grau de criatividade e destreza. A rotina no processo de produção pode ser constante, podendo as peças ser cópias. O grau de possibilidade de execução do trabalho manual é maior do que no trabalho artesanal, pois possui uma “receita de bolo”: descrição detalhada, passo-a-passo, para a confecção da peça.
Fonte: Site www.sutaco.com.br

......espero que tenham gostado da  matéria...
inté uma próxima conversa de " pé de orelha"....
Abraços.

Um comentário: